Roberto Alexandre dos Santos
+5
A importância de conhecer a história da revolução farroupilha, in loco. Foi uma grata experiência, ouvir a historiadora Profª Mirian Ericson Leitão. Os materiais histórico, a localização estratégica, a árvore Cipreste, são marcas histórica do Rio Grande do Sul, na cidade de Guaíba, berço da revolução. A Casa Gomes Jardim, atualmente de propriedade da Família Leitão, está necessitando de uma restauração, por ser um patrimônio tombado na forma da lei. Existe também a necessidade desse patrimônio cultural, receber recursos para sua manutenção básica, como forma de sustentabilidade, considerando que a família Ericson Leitão, é proprietária pelo menos, 1 século, mais cederam para que esse patrimônio possa ser preservado, cuidado e estudado!
Local visitado em fevereiro/2020. Fomos recebidos pela proprietária do estabelecimento. Sua família teve a iniciativa de solicitar o tombamento da casa de 250 anos junto ao Governo Estadual nos anos 1990 e é a única responsável por sua manutenção. Ingresso a R$ 6,00. A senhora de 79 anos recebe os visitantes com simpatia e apreço pela casa, pela região e pelas pessoas que ali fizeram história. Recebemos uma verdadeira aula sobre a Revolução Farroupilha, com detalhes que não constam nos livros. De Segunda a sexta-feira é necessário agendar a visita (pode receber grupos). Aos Sábados, domingos e feriados a casa está aberta à visitação. Vale muito a pena!
Museu que retrata um pouco da história da Capital Gaúcha no que compete à ampliação do espaço territorial da cidade, alguns de seus costumes e de um de seus personagens marcantes. O pátio é um charme à parte!
An error has occurred! Please try again in a few minutes