Comentàrios Bar Museu

5
Guilherme
+5
Museu incrível que ajuda a contar a história do Ciclo do Ouro de Minas Gerais no século XVIII. Com diversos objetos dos séculos XVIII e XIX, o espaço possui um ótimo acervo com objetos da época. Foto é autorizada, porém sem flash. Enfim, parada obrigatória aos que gostam do tema "período colonial brasileiro".
5
J. Santos
+5
O museu está instalado em uma casa do século XVII, com arquitetura do período colonial do século XVII. O edifício já abrigou a Antiga Casa de Intendência e Fundição, onde era feita a cunhagem e a tributação do ouro, mais conhecida como a cobrança do quinto pela Coroa Portuguesa, extraído da Comarca do Rio das Velhas. Com o fim das atividades tributárias, o prédio foi a leilão, no ano de 1840, assim foi transformado em moradia, posteriormente em escola até ser adquirido pela Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira e ser doado ao Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN). Com isso, o prédio é reformado e transformado em museu no ano de 1946. Em seu acervo constam peças e equipamentos utilizados na garimpagem e na arte de ourivesaria. O museu também guarda uma prensa, datada no ano de 1670, utilizada em casas de fundição e um engenho de triturar minério de ouro, com o qual se substituía a mão de obra escrava no oficio. Além das exposições, funciona no local uma biblioteca especializada na história de Minas Gerais e do Brasil.
5
Gabriel Horta
+5
Criado nos anos 40, esta unidade museológica é uma das principais atrações da cidade de Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte. Aqui funcionava a Antiga Casa de Intendência e Fundição de Sabará. Entrada gratuita, abre as 13h e a visita dura em média 1h. O acervo conta com objetos utilizados na ourivesaria do século 17, além de um moinho (real) e objetos utilizados no garimpo. Muito interessante, para todas as idades. Vale a visita!
5
Adriel G. Lima
+5
O museu é um casarão do século XVIII. Possui um acervo muito interessante da época da exploração do ouro em MG.
5
carlos Carlos
+5
Eu minha filha adoramos o passeio, valeu muito apena saber mais sobre a história de Minas recomendo.......
5
PRISCILA VIANA
+5
Experiência histórica riquíssima. Local de fácil acesso e boa infra-estrutura. Experiência única, recomendo muito.
5
Ádria Fernandes
+5
Muito rico na arquitetura e na história do ouro levado de Minas. O que mais chama atenção é o fundo do museu que tem os aposentos e o quintal, com uma enorme toda d'água
5
Aniinha Moura
+5
Foi uma experiência muito boa, tudo é bem explicado. Os funcionários são bem educados também.
5
Paulo Henrique (PH)
+5
O lugar, que abre pontualmente às 10h00, é um convite a voltar no tempo. Pagando uma taxa simbólica de R$ 1,00 (fev/2019) você tem acesso ao rico acervo que conta com diversas peças, em grande parte do século XVIII, retratando capítulos da história do Brasil colonial, além da cultura da época. Móveis, armas, objetos de uso na mineração, brasões e imagens sacras belíssimas compõem os ambientes do local onde um dia funcionou a casa de quem ocupava o cargo de intendente do ouro da coroa portuguesa. O lugar que parece muito deteriorado quando olhado de fora, traz grandes riquezas do lado de dentro.
5
Cristiane Santos
+5
Museu muito legal. Funcionários receptivos. Acervo rico em muitas peças originais. Prédio conservado. Peças lindas em perfeito estado. Uma verdadeira volta ao passado.
5
Flávio Palma
+5
Sensacional, tem uma maquete intrigante de como era feito o trato do ouro. Instalações em prédio histórico que vale a pena conferir cada detalhe.
5
Alberto Tamashiro
+5
Local muito bom para se conhecer um pouco da historia do BRASIL...
5
Carla Medeiros
+5
O lugar é magnífico! É uma viagem ao passado!
5
PC Souza
+5
Foi a casa do intendente. Local histórico com peças de interesse histórico, visite o quintal. Imperdível qdo vc estover em Sabará, MG.
5
Eliane B
+5
Casa muito bem conservada. Embora tenha o nome museu do ouro, é bem simples. Rsrs
Clicca per espandere