O Cravinho é destino certo de todos os turistas que chegam ao Pelourinho, logo no Largo Terreiro de Jesus — é como se fosse um batismo, o carimbo no passaporte. Mas os locais também são frequentadores contumazes do ponto.
O pequeno salão da entrada geralmente fica lotado de pessoas que querem provar a dose mais famosa do pedaço, mas na verdade é um bar com estilo de taverna abriu no início dos anos 80 e tem quatro ambientes cobertos por madeira maciça nobre (sim, aproveitei o passeio com guia alheio para aprender mais 😉), incluindo uma lojinha de souvenir, claro!
Tem grandes barris que armazenam as especialidades: todas as infusões produzidas na casa, que são o tradicional Cravinho (com cachaça, cravo, mel e limão), Canela (cachaça, canela, mel e limão), Jatobá (cachaça, casca de jatobá, mel e limão) e Senzala (casca de jatobá, casca de catuaba, cachaça e vinho seco), entre outras mais de 30 criativas variações. A dose custa R$ 5 e meio litro sai por R$ 20.
A bebida é bem forte, mas a gente acaba sentindo mais o sabor das especiarias e depois a queimação álcool no fundo. Minha sugestão é provar, claro, mas não precisa exagerar para não perder o passeio. 🤪
Além das infusões, o cardápio tem pratos como a famosa moela de frango e uma moqueca de caviar baiano, além de porções como isca de peixe, camarão ao alho e óleo, carne de sol, filé aperitivo, bolinhos de bacalhau e outros salgados fritos, além de caldos. Para acompanhar, também tem uma variedade de cervejas.
Ponto de encontro dos soteropolitanos, mas nada impede de turistas ir lá comer uma boa porção de moela.
Local agradável, poucas mesas, pratos abundantes. Não saía sem experimentar a carne defumada e o cravinho, beba com moderação!
Incrível! Cachaças deliciosas, sabores interessantes, preço massa. De dia passei como turista, comprei lembranças. Quando voltei à noite a emergia já era outra: um agitinho noturno, galera legal, povo local saindo do trabalho (não só turista), legal pra beber em pé ou nas mesas internas. Entrei só, saí com amigos marcando rolê pro final da semana.
Cravinho é uma parada para se ter uma experiência e imersão cultural da cidade … Local tem como base cachaça e suas variações .
Amamos o lugar: descontraído, acolhedor, bolinhos de bacalhau e as doses de cachaça são divinas (a senzala, melhor)
Quando voltarmos a Salvador, lugar certo.
Não deixem de conhecer.
Melhor cravinho da Bahia. Bebida raiz. O tira gosto de moela é formidável. Cerveja sempre “tinindo e trincando”. Parada certo no Pelourinho.
Simplesmente divina a carne seca com purê de abóbora.
Este lugar tem uma mística especial.
Parabéns
Lugar aconchegante para quem gosta de bebidas quentes, pois existe uma variedade delas e que os baianos e turistas adoram. Lugar para provar petiscos diversos da região. Infra estrutura e não acessibilidade ♿, pena! Preços acessíveis, cerveja 🍺 🍺 gelada e um atendimento bacana. Corre o risco de encontrar o lugar cheio pois é bem cotado. Aproveite a estadia.
Onde o turista se encontra com o local.
Um bar honesto, com comida gostosa, típica de buteco de Salvador (não tem negócio de gourmetização). Você tem a opção de provar mais de 20 combinações diferentes, sem contar com pedidos especiais. Os pratos são variados e bem servidos. O ambiente é algo único em Salvador (eu diria, no mundo!)
O local é bem confortável tudo no tom de madeira, tem um ótimo atendimento mas é pequeno então costuma lotar então recomendo chegar cedo. Eu compareci na segunda feira (19/09/2022) é estava bem vazio, a dose de cachaça de cravo é 5 reais lá eles vendem o litro a 20 mas é na garrafa de plástico estilos aquelas que se coloca em caldo de cana, então para comprar na garrafa de vidro e só na lojinha ao lado do bar que por sinal as segundas só abre após as 11h.
A cachaça é gostosa e optamos a consumir com uma linguiça de tira gosto acompanhada por vinagrete apimentado e farofa custou 6 reais.
A experiência foi ótima super recomendo a parada para conhecer esse bar charmoso do Pelourinho.
O lugar é bem movimentado e fica bem no centro do Pelourinho. Fui bem recebida no balcão e tomei três doses da cachaça cravinho. Acabei comprando um litro de tão gostosa que é! Tem um bom espaço para sentar-se e comer uns petiscos. Se for à Bahia, não deixe de ir no Cravinho e experimentar a melhor cachaça artesanal!
Bar muito rústico e tradicional do centro histórico. Uma instituição pra quem gosta de buteco raiz. O atendimento não é do mais simpático, mas foi legal. Vendem várias doses de cachaça com sabores diversos. Cerveja gelada. E ambiente bem bacana pra tirar fotos. Não provamos a comida.
Amei o local, comprei a famosa cachaça de cravinho e apreciei uma porção de moela, gostei muito do ambiente e das opções a serem ofertadas.
Renata da Silva Cardoso
+5
Excelente atendimento, preço razoável, ambiente limpo, bem localizado. Em período de festas é bom chegar cedo pq sempre fica cheio, mas vale a pena a espera. Há variedade de bebida e comida. Há itens para presente, as garrafas variam de tamanho e cor. É possível comprar online de modo seguro e confiável.
Um bar muito simples, tradicional, lotado. Servem infusão de cachaça maravilhosas. Tem que ir, sentir o ambiente, tomar um cravinho, conversar e levar mais cravinho para casa (só não pode levar no avião - tentei passar no RX mas retiveram uma garrafa pois, apesar de estar lacrada, não tem rótulo)
Cachaça espetacular de todos os gostos.
An error has occurred! Please try again in a few minutes