Pode parecer pretensão querer avaliar o restaurante que já foi eleito um dos melhores do mundo… Mas como não querer opinar diante de uma obra prima da cozinha brasileira?
A Casa do Porco, que abraça o centro de SP e não abre mão dele, respeitando suas raízes e contribuindo para que a região tenha seus momentos de glória mesmo diante dos problemas atuais, é uma pérola preciosa! Se arriscar sem reservar envolve paciência, mas não é impossível de se conseguir uma mesa, que se dividem em dois espaços: o interno, muito charmoso e agradável, embora não tão espaçoso, e o externo, em decks de madeiras.
O “Porcopoca” já abre os trabalhos mostrando o por que da casa ser referencia em pratos e beliscos com carnes de porco. Quem optar por acompanhar com drinks, vai amar o “Dona Onça”, a base de maracujá e tangerina com gin, a bebida que homenageia um dos outros estabelecimentos da chef Janaína Rueda.
Pedimos duas entradas que, só por elas, já teria valido a visita: o sushi de papada de porco e o torresmo de pancetta. Esse último, absurdamente crocante e suculento, com o toque adocicado da goiabada, nota dez… Enquanto o sushi, uma experiencia de sabores que jamais imaginamos! Poderia ter vindo uma barca cheia e teríamos devorado rezando e agradecendo por alguém ter tido essa idéia!
Entre os pratos principais, ficamos com as duas opções do cardápio no dia: o Porcoletta, um carré gigantesco de porco a milanesa, suficiente para duas pessoas e que era muito bom, embora um pouco seco. A salada de folhas que acompanhava era linda e foi triste desfazer tal beleza com o garfo. A grande jóia do cardápio é o Porco San Zé: o porco assado em fogo lento, absurdamente suculento, macio, desmanchando na boca e no garfo, o melhor porco que eu já comi na vida!
De sobremesa, experimentamos o “Doçuras Brasileiras”, combo com pudim, torta de limão, pão de queijo com goiabada e… Porco com chocolate. E acredite, não é ruim! E não teria como ser! Em um dos melhores restaurantes do mundo, a combinação é pensada com o sabor, o talento… E o porco! Sem dúvidas, um orgulho nacional e um orgulho para o centro de SP!
An error has occurred! Please try again in a few minutes