Não visitei por dentro, somente por fora.
Tiramos foto, a construção é bonita e histórica.
Não sei da história mas certamente foi construída por escravos. É impressionante a construção dela com a pedras...
A Igreja é linda!!! Toda construída com pedra da localidade.
Infelizmente não traz informações para o turista, nem está aberta à visitação. Sugiro um investimento maior na área de turismo, com placas indicativas, abrir a igreja para visitação (pode até cobrar uma taxa), contratação de guias locais para contar a história do lugar, organizar eventos culturais.
Lindíssima, mas conheci apenas por fora.
É interessante o fato da igreja por si só representar tão bem a arquitetura - em pedra - de São Thomé das Letras. Não dei 5 estrelas, porque não vi por dentro.
Historicamente linda, tem lá os teus encantos, que energia, ponto turístico de grande valor.
Recomendo a visita!!!
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi tombada pela Prefeitura Municipal de São Thomé das Letras por sua importância cultural para a cidade.
Contadores de histórias de São Thomé das Letras afirmam que os escravos construíram tal espaço, inicialmente para práticas de ritos afro-descendentes e apenas em 1.995 que o local foi transformado, de fato, em uma Igreja Católica.
Histórico do município:
Seu nome deve-se a uma lenda sobre o suposto encontro no final do século XVIII de uma estátua de São Tomé em uma gruta por João Antão, um escravo fugido de João Francisco Junqueira, juntamente com uma carta de escrita perfeita (impossível a um escravo analfabeto).
Outra versão da lenda diz que a carta teria sido entregue na gruta a João Antão por um senhor de vestes brancas.
Apresentando a carta ao seu antigo dono, como ordenado pelo senhor de vestes brancas, João Antão teria conseguido sua alforria, pois João Francisco Junqueira teria ficado bastante impressionado pelo relato do escravo e teria mesmo ordenado a construção de uma igreja ao lado da referida gruta, que hoje se encontra no que é o Centro de São Tomé das Letras.
Acredita-se que o filho de João Francisco Junqueira, Gabriel Francisco Junqueira, esteja sepultado debaixo do altar da igreja, a atual Igreja Matriz. Já o “das Letras” do topônimo refere-se às inscrições rupestres que ainda podem ser vistas na gruta onde teria sido encontrada a estátua de são Tomé.
A igreja é histórica e muito linda mas não estava aberta para visitação.
Igreja católica lindíssima. Uma pena que fica fechada.
Assim como muitas construções da cidade, essa igreja não possui cimento entre as pedras. É possível ver vários pombos e maritacas que lá habitam. Na praça da Igreja tem também um relogio com termômetro que infelizmente não funciona. Parafraseando Paulo Coelho: "Não existe nada completamente errado. Até um relógio parado pode estar certo duas vezes por dia".
A Igreja do Rosário foi construída com a Pedra São Tomé, é oficialmente conhecida pelos historiadores e moradores da cidade como Igreja Nossa Senhora do Rosário. Faz parte do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da Capela de Nossa Senhora do Rosário. Contadores de histórias de São Thomé das Letras afirmam que os escravos construíram tal espaço, inicialmente para práticas de ritos afro-descendentes e apenas em 1995 que o local foi transformado, de fato, em uma Igreja Católica.
Luiz Felipe Ribeiro Xingu
+5
Monumento único lindamente perfeita, uma obra de arte única que fica em São Thomé das Letras, pertissimo do centro da cidade, da para ir a pé! Como a cidade é pequena, fica bem tranquilo de caminhar. Uma energia boa que essa igreja transmite. Uma pracinha legal em volta, vale MT a pena conhecer
A Igreja Nossa Senhora do Rosário é conhecida como Igreja de Pedra que, foi construída totalmente de pedras extraídas da própria região. Trata-se de uma construção típica da cidade de São Thomé das Letras, com pedras sobrepostas e sem argamassa, tendo sido iniciada pelos escravos no século XVIII.
É incrível a perfeição da construção. Uma pena não ter conseguido visitá-la por dentro
Linda experiência
As Santas Missas acontecem aos domingos às 09h00, por enquanto, até a Igreja Matriz São Tomé termina ar a reforma!
A igreja de pedras é uma das construções mais pitoresca na cidade de São Thomé das Letras.
Os construtores tiveram o capricho de utilizar as pedras da região e o resultado da obra resulta num dos patrimônios históricos da cidade.
Bela a igreja de pedra de Nossa senhora do Rosário.
Lugar lindo... Belíssima igreja de pedra... Foi uma pena no dia estar fechada... Espero ainda poder visitar novamente para entrar... São Tomé das Letras e um lugar fantástico e de energias boas... Deixa o físico e o emocional renovados ... Para quem nunca foi... Vale muito visitar e desmistificar os preconceitos....
Denise Ramos de Carvalho
+4
Cidade tranquila....e um por do sol lindo..
Lugar lindo ..volta ao passado a arquitetura maravilhosa super vale a pena ir até lá...!
Igreja localizada próximo ao centro. Bem conservada, assim como toda a praça.
Uma boa visitação. Uma pena não ter conseguido entrar pra ver o interior.
Passeio de uma hora já dá para curtir.
Fácil acesso para cadeirantes e deficientes físicos.
Leve máquina fotográfica.
An error has occurred! Please try again in a few minutes