A Cantina Piacenza é muito mais do que um restaurante. Trata-se de uma aula para os demais estabelecimentos do ramo com sede em Belo Horizonte. Se mais restaurantes estivessem dispostos a aprender a lição dada por um estabelecimento como esse, talvez haveria uma menor taxa de insucesso em outros restaurantes aqui na cidade.
Um dos pontos mais importantes em um restaurante é a relação custo-benefício entre o cardápio e o atendimento prestado. E aqui, há uma excelente relação de custo-benefício, que renova o pacto existente entre um restaurante e seu público. Quando há boa comida e serviço bem-feito, os clientes saem satisfeitos e retornam ao lugar.
Fui ao Cantina Piacenza com minha esposa e com minha sogra, e tivemos uma refeição bastante agradável. O valor dos pratos é condizente com a qualidade dos ingredientes utilizados, e o sabor é inestimável. Comi um prato de cordeiro com couscous marroquino acompanhado de uma taça de vinho, e seguramente posso dizer que foi o melhor cordeiro que já comi na minha vida. A carne foi bem temperada e teve seu preparo respeitado, servida com um acompanhamento tradicional. O vinho acompanhou bem a comida, e tive um almoço agradável em um ambiente de bom serviço, que possui eficiência e rapidez na entrega dos pratos. Destaco também a acústica da casa, que permite que as mesas conversem normalmente (sem gritaria, é claro, pois o público do restaurante é bem respeitoso), sem que o restaurante tenha o "efeito feira", isto é, a sensação de se estar em um grande mercado ao ar livre onde várias conversas ocorrem paralelamente e é possível escutar todo o conteúdo delas.
Em suma, recomendo a experiência. Vale cada centavo, pois a comida é muito saborosa, o cardápio é criativo e diversificado, o atendimento é cordial e a decoração da casa é impecável. Se pudesse, certamente provaria todo o menu, pois o cordeiro, uma das especialidades da casa, me surpreendeu bastante!
Visitei durante o restaurant festval. O atendimento telefonico foi prestativo e informou que haviam poucas mesas e nao seria possivel fazer reserva depois da abertura da casa. Chegando ao local, as mesas ja tinham sido ocupadas mas ofereceram nos ligar assim que liberasse uma mesa enquanto esperavamos no shopping ao lado. 20 min depois de fato ligaram. A entrada foi um ovo porche com poleta q ate o momento, pra mim, foi a melhor entrada do festival ganhando ate de muito prato principal. O prato principal era um fetuchini q estava muito bom com destaque positivo pro sabor do molho, mas destaque negativo pra quantidade que foi pouca. A sobremesa foi um sorvete de paçoca com creme de chocolate que estava com uma textura e sabores muito bons tambem. Atendimento muito prestativo e pratos muito saboros. Vale a pena, mas pede pra caprichar no molho kkkk
A comida é incrível no restaurante e no delivery. Os pratos são delicados e os principais são muito fartos. Não há o que reclamar nesse quesito.
Contudo, o atendimento no restaurante é muito desleixado. O garçom não entregou um pedido de bebida correto. Ficamos com receio até dos pratos serem trocados, mas por sorte não foi ele quem os anotou e tivemos a tranquilidade.
O ambiente é muito agradável e vale vários retornos pela comida pois tudo é muito, muito, muito bom!
Um dos melhores restaurantes de Belo Horizonte. O Chef é estremamente criativo unindo a cozinha Italiana e mineira em uma explosão de sabores que são inesquecíveis. O restaurante é muito bem decorado e confortável. O pessoal é muito agradável e disponível. Recomendo de olhos fechados.
Do atendimento a comida tudo impecável. Comida extremamente bem preparada e saborosa.
Esperava mais. Estávamos em um grupo de pessoas, vimos a opção do Restaurant Week com entrada, prato principal e sobremesa por 99 reais com boas opções. Alguns pegaram a promoção, outros não. Pedi a salada que estava ok, nada demais mas as folhas novinhas e crocantes e um bom parmesão, só não vi croutons rs. De prato principal pedi filé com risoto de queijo canastra, o prato chegou frio e ressecado, parece que ficou lá na cozinha parado e esqueceram de servir, outros amigos comentaram o mesmo, mas sabor ok. E de sobremesa pedi a "banoffe" achando que era torta mas chegou em uma taça, estranho e não gostei muito, minha esposa pediu o brownie com sorvete estava bem melhor e gostoso. No geral o atendimento é bom e ambiente legal, mas tive a sensação de que os pratos fora da promoção são mais bem servidos e melhor apresentados, parece que a promoção tem pratos reduzidos e menos cuidado no preparo. Não sei se voltaria, mas pra conhecer vale a pena, os outros pratos do cardápio fora promoção pessoal falou bem.
Bom custo benefício. Restaurante de alto padrão com preços compatíveis com a qualidade. Infelizmente não tive boa experiência da última vez. Papardelle com carne de sol e requeijão estava muito salgado.
Fomos ao restaurante para jantar em uma véspera de feriado. Foi uma bela experiência, desde a recepção até o pagamento da conta. Amamos a decoração moderninha e aconchegante ao mesmo tempo. Pedi o pirarucu com risoto de tucupi, estava delicioso. Meu namorado pediu o risoto de queijo minas com filé e, segundo ele, estava perfeito (confesso que estava melhor que o meu, mais pela mistura de sabores em si). Definitivamente é um local que eu voltaria e recomendo.
RData da visita: 04/12/2021
Jantar à dois.
Gostei do restaurante.
Garçons SUPER educados e atenciosos, menu vasto, ambiente agradável, música na medida certa e com bom repertório. Comida boa (não excelente).
PRÓS:
- pedi um risoto com filé ao molho de jabuticaba. O filé veio no ponto que pedi. O molho estava gostoso. O ponto do arroz estava correto.
- garçons extremamente atenciosos;
- a entrada de polenta com ragu de linguiça estava divino. Acho que foi o ponto forte da noite;
- ambiente agradável
- pratos bem servidos
CONTRA:
- o carbonara que minha amiga comeu estava muito bom, mas não foi o melhor que comi em BH. Poderia ser mais “raiz”;
- o risoto estava ok, mas faltou potência. Faltou um toque à mais que o tornasse inesquecível. Estava “good, but not great”.
Com certeza pretendo voltar para experimentar outros pratos. A experiência foi muito boa.
REDIT
SEGUNDA VISITA: 18/12/2021
A segunda visita foi um pouco mais frustrante do que a primeira. Já repenso se retornaria ao local.
PRÓS:
- Estive novamente na cantina e provei uma lasanha negra com frutos do mar. Estava ok. Sem muito sabor mas a massa estava no ponto correto.
- Provei o risoto de uma amiga e estava bom.
CONTRAS:
- caipirinha nota 6.
- pior de tudo: já era tarde, quase todas as nessas vazias, e uma mesa com um casal começou a fumar cigarro eletrônico no local (fechado). As poucas mesas que ainda tinham clientes olharam constrangidas para a cena e pareciam aguardar uma atitude da equipe. Como nada aconteceu, chamei um garçom, que fez “cara de paisagem” e nada fez para inibir o ato ilícito (sim, até onde eu saiba (cabe atualização), cigarro eletrônico é proibido no Brasil e a casa permitiu o seu uso). Isso foi bem frustrante.
excelente! um preço justo para um serviço ótimo, e uma comida deliciosa. Comemos o menu executivo, que vem com entrada, prato principal e sobremesa
An error has occurred! Please try again in a few minutes