Guilherme de Souza Silveira
+4
Fizemos a entrevista minha esposa e eu.
Essas foram as perguntas realizadas, é evidente que são de acordo com a sua documentação:
1 - Pra onde vão?
2 - Vão ficar hospedados onde?
3 - Onde conheceram o amigo?
4 - Estado civil?
5 - Moradia - casa própria e aluguel?
6 - Você trabalha desde outubro de 2022 com o que?
7 - E antes trabalhava com o que?
No caso vamos para a casa de um amigo no Texas e respondemos tudo conforme a realidade e fomos aprovados.
A fila de fora é desordenada, mas nada que faça você perder seu horário, fique em paz.
Lugar muito bem organizado: segurança, organização das filas, cordialidade.
Vi muitas pessoas correndo porque levaram bolsas e um monte de eletrônico, pesquisem bem o que pode ou não entrar. Se quiser facilitar sua vida e sua entrada, vá somente com sua pasta com todos os documentos e nada mais. Relógio por exemplo é permitido, mas você vai ter que parar antes do raio-x para tirá-lo e depois colocar de novo.
Sempre tem muita gente, com muitas filas, mas tudo é muito rápido. Dentro do consulado mesmo eu não fiquei mais que 1 hora, e olha que estava extremamente cheio no dia de hoje (29/09/2023).
Esse é meu primeiro visto e estava bem nervosa com tantos comentários de pessoas insatisfeitas e dizendo que a entrevista era um bicho de 7 cabeças. A realidade é que parte do trabalho do Consul é pesquisar sua vida, e isso é feito antes da entrevista em si. Ou seja, eles já sabem sobre você. Se você preencheu de forma correta o DS-160 e tem motivos plausíveis para justificar toda sua viagem (turismo ou não), seu visto não será negado. Aqui é importante dizer que muitas pessoas tratam o DS só como um formulário, mas a realidade é que o jeito que você o preenche diz se seu visto será aprovado ou não, inclusive na quantidade de perguntas que o Consul te fará durante a entrevista.
Não podemos nos esquecer também que o consulado é formado por pessoas, muitas delas vindas de uma cultura totalmente diferente da nossa. No meu caso, fui entrevistada por uma Consulesa muito educada, mas aqui educação não quer dizer ficar batendo papo furado ou coisa do tipo, como nós estamos acostumados.
Ela foi objetiva e clara nas perguntas que me fez, todas relacionadas aos meus propósitos de viagem, meu trabalho e minha família.
Infelizmente, escutei muitas pessoas sendo negadas, lá dentro e na parte de fora também.
Se eu pudesse dar uma dica seria prestar muito mais atenção no DS do que preencher de qualquer jeito e só se preocupar com a entrevista. A entrevista é seu DS, apenas. Não há motivo para ficar nervoso.
Outra dica é tomar cuidado com o que as pessoas falam sobre as experiências delas, absorver só o que faz sentido mesmo, e sempre tendo em mente que a sua experiência pode ser totalmente diferente das dos outros.
Ganhar milhões por mês não garante aprovação, assim como ganhar pouco não quer dizer que você será negado. O importante é NUNCA mentir, eles já sabem a verdade.
No mais, se informem sobre tudo antes de ir, não deixem para última hora, mas também não precisa perder noite de sono :)
Realizei a minha entrevista no dia 18/09 e foi super tranquilo, do início ao fim. Apesar de ter bastante gente na fila do lado de fora do Consulado, não é necessário ficar literalmente na fila, pois chamam pelo horário. Sugiro chegar uns 40 minutos antes pois eles liberam um pouco antes do horário agendado.
A entrevista em si é muito rápida e tranquila, a Consul que me atendeu foi muito educada e simpática, pediu para eu explicá-la sobre o meu trabalho e sobre a empresa em que trabalho. No mais, não houve qualquer percalço ou indigestão.
Parei o carro no Estacionamento do Paulo, R$ 30 e deixei celular para nao ter que pagar o guarda volumes. Levei muitos documentos (holerites, carta da empresa, carteira de trabalho, comprovante de pagamento da taxa do visto, foto 5x5), mas em nenhum momento houve a necessidade e oportunidade de apresentá-los.
Voce apenas precisará do DS e do passaporte, nada mais.
Vá tranquilo(a) que dará certo!
An error has occurred! Please try again in a few minutes