ALUNOS DA ESCOLA DO CISNE VISITARAM O RIO SÃO FRANCISCO NA CIDADE DE JUAZEIRO BAHIA NOS SEUS 512 ANOS DE DESCOBRIMENTO Com mais de doze metros de altura o monumento em homenagem ao Nego D’Água, foi construído dentro do leito do rio São Francisco, na cidade de Juazeiro-BA, no bairro Angari , onde fica localizada uma colônia de pescadores.
O Nego D'Água foi colocado no rio São Francisco em 2003, na parte do rio que fica em Juazeiro, Bahia. Ele é feito de cimento e ferro. O pagamento foi feito por meio de doação de um terreno no valor de R$ 130 mil ao escultor.
e segundo a lenda, a figura folclórica vive em diversos rios e se manifesta com suas características gargalhadas. Negro, careca e com as mãos e pés de pato, o Nego d’Água derruba as canoas dos pescadores se eles se negarem alhe dar um peixe. Em alguns locais do Brasil, a cachaça também pode servir de barganha. Já a Iara, também conhecida como Mãe d’Água,significa “aquela que mora nas águas”, e, segundo a lenda, éuma sereia (metade mulher, metade peixe) que com seus longos cabelos emite uma melodia que atrai os homens, que ficam rendidos e hipnotizados com seu canto e sua voz doce.
Negro d'água - Lendas e Mitos
Conta a lenda que o Negro D'água ou Nego D'água vive em diversos rios. Manifestando-se com suas gargalhadas, preto, careca e mãos e pés de pato, o Negro D'água derruba a canoa dos pescadores, se eles se negarem de dar um peixe. Em alguns locais do Brasil, ainda existem pescadores que, ao sair para pescar, levam uma garrafa de cachaça e a jogam para dentro do rio, para que não tenham sua embarcação virada.
Esta é a História bastante comum entre pessoas ribeirinhas, principalmente na Região Centro-Oeste do Brasil, muito difundida entre os pescadores, dos quais muitos dizem já ter o visto.
Segundo a Lenda do Negro D'Água, ele costuma aparecer para pescadores e outras pessoas que estão em algum rio. Não se há evidências de como nasceu esta Lenda, o que se sabe é que o Negro D'Água só habita os rios e raramente sai dele, seu objetivo seria como amedrontar as pessoas que por ali passam, como partindo anzóis de pesca, furando redes dando sustos em pessoas a barco, etc. Suas características são muito peculiares, ele seria a fusão de homem negro alto e forte, com um anfíbio. Apresenta nadadeiras como de um anfíbio, corpo coberto de escamas mistas com pele.
Cleberson C. Xavier de Albuquerque (CCF)
+4
lugar aconchegante, com som ambiente e perto do rio, de vez em quando rolam umas voz e violão, além de uma ótima Pizza.
Abilio Olavo de Almeida Neto
+5
Ponto turístico. Representação de uma das lendas do rio São Francisco.
An error has occurred! Please try again in a few minutes